Tudo sobre esportes – Futebol

Neste artigo, você encontrará postagens relacionadas ao futebol, sua história e o que ele significa para pessoas de todo o mundo.

O esporte está cada vez mais acessível na atualidade, com as novas tecnologias desempenhando um papel importante no crescimento desta modalidade. De streaming a jogos de azar e apostas, os entusiastas do esporte podem desfrutar de seu jogo favorito sem sair de casa.

A origem pelo mundo

O futebol moderno tem suas origens na Inglaterra de meados do século XIX, com a codificação das regras da associação de futebol em 1863 e a formação da The Football Association (FA) em Londres, que estabeleceu um conjunto de regras para partidas profissionais.

A primeira competição oficial de futebol entre clubes aconteceu em 1872 na Inglaterra (FA CUP, onde o Liverpool FC venceu o Cliftonville FC por 1 a 0.

Em 1904, em Paris na França, foi fundada a Federação Internacional de Futebol (FIFA), que organiza as Copas do Mundo de Futebol.

Em 1930, foi realizada pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol. Atualmente, existem 210 países associados à FIFA e 32 seleções.

A primeira vez que o futebol é mencionado na imprensa é em um livro de Sir William Fitzstephen, que descreveu uma versão do jogo sendo jogado na Igreja do Templo de Londres por volta de 1170 d.C.

A primeira partida internacional entre seleções foi entre a Escócia e a Inglaterra em Glasgow Green em 30 de novembro de 1872. O placar final registrou 0x0.

Futebol é a maior paixão do brasileiro

O futebol é o esporte mais popular do Brasil. Chegou aqui no final do século 19, com a imigração europeia. Hoje, é uma paixão nacional e o próprio país tem mais títulos mundiais que qualquer outro no mundo.

A origem do futebol no Brasil, remonta às práticas de jogos de bola entre tribos primitivas. O jogo da bola foi utilizado como forma de celebração dos rituais religiosos e chegou ao Brasil pelos portugueses, que trouxeram esse hábito.

O futebol começou a se popularizar no Brasil na década de 1880, quando os jogadores portugueses chegaram para jogar no Rio de Janeiro.

O esporte foi adaptado ao ambiente urbano e passou a ser jogado em campos delimitados pelas ruas e praças das cidades.

No Brasil, a primeira partida oficial entre clubes foi realizada na cidade de Várzea do Carmo, em São Paulo no ano de 1895, entre as equipes São Paulo Gaz Company (ingleses residentes na capital paulista) x Estrada de Ferro São Paulo Railway Company (equipe formada por Charles Miller).

O São Paulo Athletic Club é o clube mais antigo do Brasil, fundado em 1894 por Charles Miller.

No início do século XX, as regras do jogo foram modificadas para facilitar o controle pela rádio e pela televisão.

Algumas curiosidades do futebol

  • A maior goleada na história do futebol registrada aconteceu entre Arbroath x Bom Accord na Copa da Escócia, em 1885 com o placar de 36×0, favorável a equipe Arbroath.
  • Já em competições organizadas pela FIFA, a maior goleada foi registrada na partida entre as seleções da Austrália x Samoa Americana, acusando o placar de 31×0 favorável a seleção Australiana.
  • O Internacional é o único clube brasileiro que sofreu um jejum de longos 36 anos, sem vencer uma Copa Libertadores.
  • O Independiente da Argentina é o clube detentor do maior número de títulos da Copa Libertadores da América (7 títulos).
  • A Copa do Mundo é o evento esportivo mais popular do mundo. É tão popular que, em 2014, 3,2 bilhões de pessoas assistiram à final entre Alemanha e Argentina, tornando-se o evento mais assistido da história da televisão.
  • Brasil é o País que mais participou de todas as edições de Copas do Mundo, é o maior campeão do torneio, com 5 títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).
  • O Vasco Da Gama foi o primeiro clube brasileiro a conquistar uma competição internacional, como também foi o pioneiro a combater a questão do racismo no futebol.
  • O profissionalismo foi permitido no futebol brasileiro somente em 1933.
  • Pelé marcou 1.281 gols na carreira e o único a marcar 8 gols em uma única partida.
  • Pelé já teve seu coração parado por 25 minutos após sofrer um ataque cardíaco
  • Flamengo é o clube brasileiro com mais títulos no futebol (22 títulos), seguido pelo Palmeiras (21).
  • O São Paulo é o clube brasileiro que mais possui títulos mundiais, são 3 (1992,1993 e 2005).
  • O Palmeiras é o maior clube brasileiro detentor de títulos nacionais, são 16. (11 brasileiros, 4 copas do brasil e 1 Copa dos Campeões).
  • Os 5 esportes mais populares no mundo são:

Futebol – aproximadamente 4,0 bilhões de admiradores

Críquete – aproximadamente 2,5 bilhões de admiradores

Hóquei – aproximadamente 2,0 bilhões de admiradores

Tênis – aproximadamente 1,0 bilhão de admiradores

Vôlei – aproximadamente 900 milhões de fãs

O futebol se tornou uma verdadeira paixão no Brasil e mundo afora, quem nunca passou horas assistindo a um jogo e torcendo para o seu time nacional ou estrangeiro vencer? A recente mudança na legislação no mundo do futebol, aliada a inovação tecnológica também abriu oportunidades para este esporte, facilitando e renovando os investimentos sobre ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.