Pelé – Hoje e Sempre

Quem foi Pelé? qual foi a sua origem?

Pelé, nascido Edson Arantes do Nascimento, em outubro de 1940 na cidade de Três Corações, Minas Gerais, é um ex-atleta profissional brasileiro que se tornou um ícone do futebol mundial durante o século XX.

Jogou na posição de atacante e com Pelé firmando-se como figura icônica do futebol brasileiro, o Brasil se tornou uma força imparável que venceu três Copas do Mundo, todas sob sua capitania – o que era inédito até então.

Seu legado continua vivo. É considerado por muitos atletas e toda a mídia esportiva como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Em 1999, foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Fonte: Internet

Início da vida e sucessos juvenis

Pelé era um jogador criativo que cresceu jogando descalço nas ruas de paralelepípedos de uma São Paulo em formação. Ele era conhecido por suas habilidades incríveis e incomparáveis, que o faziam ser capaz de controlar a bola, fazer malabarismos com qualquer um dos pés e dribles desconcertantes no adversário.

Pelé teve seu primeiro emprego como jogador de futebol e seu talento ficou evidente desde cedo. O ano de 1954 marcou o acesso ao seu primeiro clube, o Bauru Atlético Clube, e ele tinha apenas 10 anos de idade.

Em 1956, ele estreou no Santos Futebol Clube, precisamente no dia 07 de setembro, onde começou a jogar futebol profissionalmente aos 15 anos, e por curiosidade e alusão a sua precoce carreira e idade, usou a camisa número 15, em plena estréia com a camisa do “peixe”. A partida foi disputada contra o Corinthians da Cidade de Santo André, do interior paulista e teve como resultado o placar de 7×1 favorável ao Santos, inclusive com o registro do primeiro gol com o clube que o projetou ao então futuro e merecido título de “rei do futebol”.

Já no ano seguinte, em 1957, na Seleção Brasileira, realizou sua primeira participação ao16 anos, contra a Seleção da Argentina, em partida disputada pela Copa Rocca, onde registrou seu primeiro gol com a camisa verde-amarela e nessa partida o Brasil foi derrotado pelo placar de 2×1, em pleno Estádio do Maracanã. Porém, na segunda partida entre as equipes, o Brasil venceu por 2×0, com Pelé e Mazzola marcando os gols da seleção canarinho, e assim registrou-se o primeiro título do Rei com a seleção brasileira.

Em 1958, aos 17 anos, entrou para a história como o jogador mais jovem a conquistar um título mundial pelo seu país. A competição foi disputada na Suécia e Pelé marcou 6 gols naquela oportunidade, consagrando-se como artilheiro do Brasil.

Domínio e legado de Pelé em sua carreira no Brasil

Com fome de sucesso e vontade de se tornar o melhor jogador que poderia ser, Pelé rapidamente subiu na classificação dos times de futebol brasileiros. Antes da chegada dele, o Brasil tinha sucesso limitado no futebol internacional. Isso porque eles eram bastante desorganizados e tinham poucos jogadores habilidosos.

Porém, com a chegada de Pelé e seu talento para o jogo, tudo mudou. A partir daí, em seus dias de jogador de 1956 a 1977, construiu uma belíssima carreira sólida, ganhou vários prêmios individuais, nos clubes onde passou e três Copas do Mundo, agregando um sucesso sem precedentes para a seleção brasileira.

Sua carreira no time paulista registra um histórico de 1144 jogos e a incrível marca de 1124 gols, 10 títulos paulistas, 4 torneios Rio-São Paulo, 6 taças Brasil, 2 Libertadores e 2 mundiais interclubes (1962-1963). No Cosmos, time americano que o tirou do Santos, disputou 108 jogos e marcou 63 gols e um título pelo campeonato norte-americano (1977). Pela seleção brasileira disputou 114 jogos e registrou 95 gols, 3 títulos mundiais (1958, 1962 e 1970).

No total da sua gloriosa carreira, segundo a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o próprio Pelé, acusam as marcas de 1366 jogos disputados entre o início da carreira, amistosos, exibições e campeonatos oficiais, com 1282 gols.

Ele se aposentou do futebol profissional em 1977, aos 37 anos, depois de liderar o Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1970. É o único jogador a ter vencido três Copas do Mundo e conquistou o amor do povo brasileiro como um herói.

Importantes conquistas pessoais:

– 3 vezes vencedor da Copa do Mundo da FIFA;

– Presidente honorário do New York Cosmos;

– Membro do Conselho Supremo do Comitê Olímpico Brasileiro;

– Presidente honorário da associação de futebol de Gana;

– Nomeado Atleta do Século pela FIFA, revista France Football e Comitê Olímpico Internacional;

– Ministro do Esporte, 1995 na gestão do Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Criação da Lei Pelé para maior organização e sustentabilidade do esporte);

– Registro do milésimo gol, em 1969, com a camisa do Santos, em partida disputada contra o Clube de Regatas Vasco da Gama, em pleno Maracanã.

Doença e morte do Rei do Futebol

Em setembro de 2021, foi diagnosticado com um Câncer de Cólon ou Câncer de Intestino, o nosso “Rei do Futebol”, Pelé. Passou por cirurgias para retirada do tumor maligno que o debilitava dia a dia. Porém, com a progressão da doença, após constatação de metástase, no dia 29 de dezembro de 2022, o mundo ficou perplexo e muito triste com o anúncio de seu falecimento através do Hospital Albert Einstein em São Paulo, onde estava internado desde o dia 29 de novembro, sob fortes cuidados médicos. Pelé tinha 82 anos de idade.

Considerações finais

O esporte pode ter um impacto enorme em nossa sociedade, e não é apenas pela forma como é usado como entretenimento. Tem a ver também com os valores que o desporto nos ensina e o papel que desempenha na formação das nossas atitudes como cidadãos.

É COM IMENSO SENTIMENTO DE PESAR, QUE NÓS DO INFOBLOGGER ENCERRAMOS ESTE POST. MAS, TAMBÉM COM ENORME SENTIMENTO DE GRATIDÃO POR TUDO QUE ESSE EX-ATLETA REPRESENTA E QUE DEIXA DE LEGADO PARA O MUNDO DO ESPORTE, E EM ESPECIAL AO POVO BRASILEIRO. POR ISSO DEIXAMOS AQUI NOSSA ETERNA GRATIDÃO. MUITO OBRIGADO EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, NOSSO “REI PELÉ”! DESCANSA EM PAZ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *