Os maiores campeonatos de futebol do mundo

O futebol, tem um grande número de seguidores globais e mais campeonatos do que qualquer outro esporte. Embora a Copa do Mundo seja amplamente considerada o maior evento de futebol do mundo, também existem muitas competições regionais que ocorrem em todo o planeta todos os anos.

Listamos aqui algumas das maiores competições do mundo hoje e como elas se comparam em termos de prestígio e nível de competição. Nesse post, você vai ler sobre esses torneios e obter mais informações sobre outros campeonatos emocionantes que você pode não ter conhecido antes!

Copa do Mundo FIFA

A cada quatro anos, a Copa do Mundo da FIFA é sediada em um país diferente. O evento mais recente foi realizado na Rússia de 14 de junho a 15 de julho de 2018. O torneio é disputado por equipes internacionais e geralmente dura cerca de um mês. São 32 equipes que competem e a equipe que vencer ganha o direito de se gabar por mais quatro anos, até o próximo torneio!

O jogo final aconteceu no domingo, 15 de julho, às 17h BST, em Moscou, no Estádio Luzhniki, onde a França conquistou seu segundo troféu com uma vitória por 4 a 2 sobre a Croácia.

Em 2022 a Copa do Mundo da FIFA será sediada no Catar, onde pela primeira vez ao longo de seus 92 anos de história, o torneio será realizado em um país do Oriente Médio.

O Mega Evento está programado para iniciar no dia 20 de novembro e o encerramento para o dia 18 de dezembro de 2022.

Campeonato da Europa da UEFA

Em agosto deste ano, a Liga da Europa da UEFA teve início na França. É o segundo maior campeonato de futebol de clubes da Europa e acontece anualmente. A competição consiste em duas fases, a de grupos e as eliminatórias.

São 32 clubes melhores equipes de toda a Europa umas contra as outras, com qualificação baseada no desempenho ao longo de outras ligas nacionais. O torneio vê alguns dos melhores jogadores da Europa batalhando pela glória e pelo direito de se gabar como campeões do continente.

Esse torneio é disputado desde 1971 e aponta como principal campeão o Sevilla com 6 títulos.

Copa América

Um dos torneios de futebol mais importantes do mundo é a Copa América. É a única competição internacional em que equipes da América do Sul se enfrentam. É disputada desde 1916. A primeira edição contou com apenas quatro equipes: Uruguai, Argentina, Brasil e Chile.

Hoje são 12 seleções disputando o troféu. Aqui no Brasil  4 cidade sediaram os jogos: Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá e Goiânia. O vencedor da Copa América se classifica para a Copa das Confederações (também organizada pela CONMEBOL) e para a Copa do Mundo FIFA do ano seguinte.

Na última edição do torneio em 2021, a seleção da Argentina sagrou-se campeã pela 14ª vez, porém a Seleção que ostenta maior número de títulos é o Uruguai, com 15 edições vitoriosas.

Copa da Ásia

A AFC Asian Cup é uma competição de futebol para países da Confederação Asiática de Futebol. É disputado desde 1956, com exceção de 1962 e 1974.

 O Japão chegou à final em quatro ocasiões, mas nunca conseguiu vencer. A Coreia do Norte conquistou seu primeiro título neste torneio em 1960, derrotando a Tailândia por 7 a 0.

Em 2007, o Iraque se tornou o primeiro time de fora do Leste Asiático ou do Sul da Ásia a vencer o campeonato, quando venceu a Arábia Saudita por 1 a 0, graças a um gol de Younis Mahmoud.

O Irã também se tornou uma das equipes de maior sucesso após dois títulos consecutivos em 1968 e 1972.

A última edição do torneio foi realizada em 2019, nos Emirados Árabes Unidos. A Seleção do Catar foi a campeã da competição.

Copa Africana de Nações da CAF

A cada quatro anos, um campeonato de futebol é realizado na África. A Copa Africana de Nações da CAF é a competição de copas mais importante da África. Está em funcionamento desde 1957 e inclui as melhores nações africanas.

A última edição foi realizada entre 09 de janeiro a 06 de fevereiro de 2021, com 24 equipes disputando o troféu da Copa Africana de Nações da CAF. O país anfitrião foi Camarões, que terminou a competição em terceiro lugar.

A grande campeã da competição foi a Seleção de Senegal seguido pela vice-campeã, a Seleção do Egito.

Copa Ouro da CONCACAF

Criada em 1991, a Copa Ouro da CONCACAF na 16ª Edição, foi sediada no Estados Unidos, no período de 10 de julho a 01 de agosto de 2021.

Nessa última edição do torneio, os Estados Unidos venceram a seleção do México por 1 a 0, levantando a taça pela 7ª vez.

A competição conta com equipes da América do Norte, América Central e região do Caribe, e tem a Seleção do México como a principal ganhadora desse torneio com 8 títulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.