Copa do Mundo 2022 – Tudo sobre o Mundial

O Pioneirismo Árabe

Apesar de ser um país com poucas tradições no futebol mundial, em 2 de dezembro de 2010, a FIFA anunciou que o Catar sediaria a Copa do Mundo de 2022, levando o torneio mais prestigiado do planeta ao Oriente Médio pela primeira vez, ao longo desses 92 anos de história, prometendo um torneio de futebol diferente de qualquer outro.

A Copa do Mundo da FIFA 2022 está programada para ser sediada no Catar no período de 20 novembro a 18 de dezembro. Este grande evento terá 32 equipes, competindo pelo título de Campeã Mundial de Futebol. O Brasil faz sua estréia no dia 24 de novembro, às 16:00 h (horário de Brasília), contra a Seleção da Sérvia.

No que diz respeito à localização do Catar, esteja você viajando da Ásia, Europa, África ou outro lugar, ela é estrategicamente ideal para a realização do torneio, pois o país está bem conectado a praticamente todos os principais destinos turísticos, destacando-se hoje como um dos maiores portões de trânsito para viajantes internacionais, tornando-se um destino de viagem conveniente.

Fonte: Pexels Internet

A Estratégia para o sucesso do Evento

A estratégia do país para promover o grande evento inclui o desenvolvimento contínuo de infraestrutura que não apenas permitirá que visitantes e residentes aproveitem o torneio, mas também preparará o cenário para o crescimento e desenvolvimento futuro do país.

O Catar será o menor país a sediar um campeonato mundial de futebol, os Estádios foram erguidos com tecnologia altamente sofisticada, voltada para o conforto (controle da temperatura) e a boa acomodação dos torcedores, além dos fatores estratégicos da infraestrutura de transportes montada (metrôs, táxis) favorecendo a locomoção dos visitantes nos seus deslocamentos aos locais dos jogos.

À medida que a competição se aproxima, sempre há novos insights a serem obtidos. Por exemplo, a FIFA online publicou um artigo que aborda novas percepções sobre os métodos de treinamento de alguns dos favoritos do torneio. Além disso, a FIFA lançou um novo vídeo que oferece uma visão dos bastidores do centro de treinamento no Catar.

A FIFA desenvolveu um aplicativo que permitirá através de vídeos, fotos e um banco de dados, o monitoramento do desempenho de cada atleta durante as partidas, cujo acompanhamento será disponibilizado a todos que estão inscritos na competição.

O torneio também promete criar um legado duradouro, não apenas no Catar, mas em todo o mundo, já que o comitê organizador se comprometeu a reconstruir os novos estádios após o torneio, além de fornecer 170.000 assentos para nações emergentes para ajudar com o desenvolvimento de sua infraestrutura esportiva.

Aquecimento da Economia local

Sendo o anfitrião do Evento, o país também elevaria seus investimentos, por meio de aumento de empregos, incremento de setores como turismo, hotelaria, transporte e negócios com empreendimentos locais, ou seja através do desenvolvimento de infraestrutura produtiva das indústrias associadas, o que proporcionariam retornos sugestivos após o término da Copa do Mundo de 2022.

Foram investidos mais de 200 bilhões de reais na estrutura do evento. Espera-se que o PIB do Catar aumente em US$ 32,4 bilhões como resultado da Copa do Mundo, e as empresas locais devem se beneficiar de um aumento na renda. Isso refletiria um ganho direto e uma ótima rentabilização da economia local.

Desafios e expectativas

Uma das características mais notáveis ​​do Catar é ser reconhecido internacionalmente por sua graciosa hospitalidade árabe. Com menos de três milhões de habitantes, detém o título de um dos países mais ricos do mundo por causa das grandes quantidades de depósitos de gás natural o que o torna um dos principais exportadores de petróleo e gás.

No entanto, o país sofre com um problema posterior, que é a construção excessiva. Isso tem um impacto negativo no meio ambiente, e mais tarde se tornará um problema.

Para realizar um evento bem-sucedido, o Catar teve que se concentrar na segurança do trabalhador, direitos humanos e gestão.

O Comitê Nacional de Direitos Humanos do Catar (NHRC) pediu à FIFA que investigue as alegações de abusos dos direitos dos trabalhadores durante a construção dos estádios da Copa do Mundo, ressaltando também a falta de proteção aos direitos humanos para mulheres e comunidades LGTBQIA+ nos países anfitriões.

De acordo com o NHRC, “os trabalhadores são forçados a trabalhar em condições insuportáveis, sem comida e água adequadas e sem equipamentos de segurança”.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também pediu uma revisão das leis trabalhistas do Catar para garantir que os trabalhadores sejam protegidos.

Embora ainda não esteja claro o impacto que a Copa do Mundo da FIFA 2022 terá nas temporadas dos clubes em todo o mundo, considerando que esta é a primeira Copa do Mundo de Inverno no hemisfério sul, a emoção fala por si, com as equipes se preparando para se enfrentarem dentro das “4 linhas”!

Encerramento do Evento

No dia 18 de dezembro de 2022, o futebol conheceu sua mais nova representante campeã do mundo da bola. Trata-se da Seleção da Argentina que disputou a grande final do torneio contra a Seleção da França, no Estádio Lusail, Qatar, tornando-se Tricampeã mundial de futebol.

A partida foi considerada como uma das mais disputadas de todos os tempos, na realização das copas do mundo. No tempo normal, foi registrado um empate de 2 x 2 entre as equipes, levando o jogo a prorrogação de 30 minutos a qual persistiu um empate de 3 x 3. Só restou agora decidir o campeonato através das cobranças de pênaltis, onde a Seleção da Argentina sagrou-se a grande campeã, com um placar favorável de 4 x 2.

Podemos concluir que presenciamos um grandioso Torneio, bem organizado e disputado até os minutos finais, provocando fortes emoções a todos os torcedores e espectadores do futebol, onde se fizeram ver grandes surpresas e revelações entre as equipes e jogadores.

O protagonismo do atleta Lionel Messi pela Argentina, o inédito tricampeonato e a grande revelação da seleção de Marrocos (4º lugar), são os destaques dessa belíssima copa do mundo.

Copa do mundo, sua linda, já estamos com saudades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *