Tendências educacionais para 2023

Se tem algo positivo a ser destacado em 2023, isso será constatado no universo educacional.

Para 2023, uma das tendências mais significativas na educação é o uso de tecnologias imersivas. Os professores não terão mais que ficar apenas na frente de uma sala de aula e dar palestras.

Aliada à sua metodologia tradicional, eles empregaram novos métodos de ensino que comprovadamente são mais eficazes, como por exemplo, direcionar os alunos com realidade virtual e sistemas online. Melhoraram suas habilidades e compartilharam seus conhecimentos para expandir suas capacidades instrucionais.

Fonte: Pexels Internet

Apresentamos a você 9 tendências que acreditamos que impactarão nossos sistemas educacionais em 2023.

  • A Tecnologia

A tecnologia está se tornando cada vez mais parte da vida cotidiana dos alunos, especialmente com o surgimento dos smartphones na última década.

Agora estão aprendendo a usar a tecnologia para seus trabalhos acadêmicos, não apenas para diversão ou jogos.

Essa tendência inevitavelmente levará a currículos e salas de aula tecnologicamente mais avançados, incorporando realidade aumentada e realidade virtual, bem como inteligência artificial em suas aulas para ajudar os alunos a aprender com outra metodologia diferente daquela dos livros e quadros-negros tradicionais.

  • Mundo digital

O mundo digital tem muitos benefícios, que incluem a acessibilidade de plataformas de informação, comunicação e educação, acesso instantâneo a recursos de aprendizagem e oportunidades inéditas ao longo da vida.

Esses benefícios levaram a uma mudança nas tendências educacionais em direção a inclusão digital.

Com os avanços da tecnologia, os empregos estão se tornando mais especializados, com novas habilidades exigidas com mais frequência.

Com o passar do tempo, mais e mais indústrias confiarão no treinamento digital como parte essencial de sua cultura. Enfim, o mundo se tornou digital.

  • Mundo phygital

São muitas as tendências observadas no setor educacional nos últimos anos e, nos próximos 10 anos, haverá ainda mais. Uma dessas tendências é o mundo phygital. Também é conhecida como realidade virtual, realidade aumentada e realidade híbrida. Essas três palavras são frequentemente usadas de forma intercambiável, mas todas têm definições e propósitos diferentes.

O termo phygital foi introduzido pela primeira vez pela Microsoft para descrever como os espaços físicos e digitais estão convergindo para criar novas experiências para os consumidores.

Um dos exemplos mais notáveis dessa tendência é a colaboração do Google com instituições educacionais para levar experiências de realidade virtual a estudantes de todo o mundo por meio de seu programa Expeditions. Este programa foi implementado em escolas da Ásia, Europa, América do Norte e África.

  • Melhoria da gestão escolar

Com a intensificação do uso das plataformas digitais, os sistemas de gestão escolar tornaram-se mais inclusivos e participativos de forma a promover melhorias tanto no processo de captação do aluno, como também na manutenção e na ampliação de seus recursos físicos (monitoramento do ambiente escolar, instalações físicas), financeiros e de investimentos.

Os gestores abrem uma relação mais sólida e confiável com os pais ou familiares responsáveis (ampliação dos canais de comunicação), além de planejarem melhor suas atividades pedagógicas, o que retrata um diferencial positivo para a instituição de ensino.

  • Ensino personalizado

Aprendizagem Personalizada é uma prática que tem sido abraçada por educadores que querem que seus alunos aprendam a diferentes ritmos e com diferentes materiais.

Neste cenário, os professores atuam como facilitadores para guiar os alunos através de lições adaptadas às suas necessidades, ao mesmo tempo que prestam atenção individualizada quando necessário.

Os alunos tornam-se mais adeptos à metodologia devido ao foco nos seus interesses, assumindo as responsabilidades pelo seu próprio sucesso.

  • Sobreposição das competências socioemocionais

As habilidades sociais e emocionais dos alunos é um tema que tem sido frequentemente discutido nos últimos anos. Por exemplo, alguns especialistas acreditam que essas competências são necessárias para qualquer aluno que queira ter sucesso na faculdade ou no seu local de trabalho. 

Inteligência emocional, autocontrole, resiliência e empatia são todos exemplos deste tipo de competências, que devem ser trabalhadas no processo de formação do aluno através de uma metodologia específica.

  • Conteúdos fracionados (Microlearning)

O Microlearning revoluciona a Forma como aprendemos. Essa nova metodologia consiste em fracionar o conteúdo abordado, onde o aluno irá motivar-se a visualizá-lo com maior atenção e objetividade de forma a acelerar a compreensão do seu aprendizado, o que motivará as suas ações, tornando-as mais proativas e interessantes.

Nesta Técnica, o aluno poderá aprender de forma mais rápida com elaboraração de slides, vídeo aulas de curta duração, e-books, simulados de desempenho, mapas mentais ou até mesmo com plantões tira-dúvidas que servem como suporte ao aluno.

  • Ensinar com a Gamificação

A Gamificação é uma metodologia que tem ganho atenção nos últimos anos, e por uma boa razão. Torna a aprendizagem mais dinâmica e divertida do que os métodos tradicionais. 

Esta nova abordagem, utiliza princípios e conceitos de jogos, tais como pontos, competição e recompensas para atividades educacionais, de forma a aumentar a motivação dos alunos. 

Contudo, os benefícios da gamificação vão para além disto; a sala de aula envolve os alunos num ambiente que cria uma motivação intrínseca da aprendizagem, beneficiando e envolvendo também àqueles alunos relutantes ou de baixo desempenho, pois terão maior interação e feedback no seu acompanhamento escolar.

  • O Ensino a Distância

Em 2023 não será diferente, o EAD – Ensino a Distância estará fortemente ativo, dando uma continuidade a sua expansão nos últimos anos, em especial no período de Pandemia do Corona Vírus.

Essa modalidade consiste em promover o ensino na busca de soluções para as pessoas aprenderem ao seu próprio ritmo sem serem constrangidas pela localização física ou limitação de tempo. 

A vantagem mais atrativa do EAD é sem dúvida oferecer acesso a programas de alta qualidade às populações que vivem em áreas remotas ou países onde as universidades tradicionais não estão presentes.

Considerações finais

Nesse cenário promissor, seus filhos se formarão estudando em diferentes modalidades e sendo ensinados por um corpo docente mais qualificado e inovador. Eles estarão aprendendo mais sobre si mesmos, através de suas experiências e explorando o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *