Métodos de estudo – Atenção estudantes!

Depois de inúmeras horas estudando, fazendo testes práticos e consultando seu professor, finalmente chegou a hora do exame! E aí você está preparado?

Para passar no próximo certame com sucesso, é importante manter um conjunto de atitudes proativas e aproveitar ao máximo o tempo de estudo.

Com isso em mente, aqui estão 10 super dicas pra você seguir sua metodologia e usar para obter bons resultados no próximo exame.

Fonte: Pexels Internet

1) Crie um cronograma de estudos

A primeira coisa a fazer é escolher o melhor horário para você. Por exemplo, se as manhãs são quando você tem mais energia, tente estudar pela manhã. Se você fica mais alerta à noite, tente estudar à noite.

Em seguida, planeje quanto tempo cada dia será gasto estudando. Por exemplo, uma hora por dia pode fazer uma grande diferença no dia da prova!

Após a elaboração do cronograma, cumpra-o! Certifique-se de definir lembretes para que seja fácil lembrar o que precisa ser feito e quando.

Certifique-se de não procrastinar, pois isso só causará mais estresse!

2) Encontre um método de estudo que funcione para você

Estudar para os exames é um processo difícil, mas pode ser simplificado. Por isso é importante encontrar um método que funcione para você.

– Utilize a Técnica Microlearning – Consiste em fragmentar o conteúdo abordado de forma resumida e em blocos inteligentes, o que irá proporcionar maior rapidez e foco na sua aprendizagem. Para essa técnica ficar ainda melhor, utilize recursos de multimídia como por exemplo, vídeo aulas curtas, slides, mapas mentais e e-books.

 – Marcadores e Canetas – Marcadores podem ser muito úteis na hora de estudar porque chamam a atenção para partes importantes do texto.

 – Teste você mesmo – Questionar-se sobre o material utilizado é uma ótima maneira de ver se você realmente entende o que foi ensinado em sala de aula ou lido em um livro didático.

3) Descanse bastante

Descansar bastante é provavelmente o aspecto mais importante do estudo. Se você está cansado e grogue, é fácil se distrair e perder o foco. Além disso, se você não está dormindo o suficiente, é impossível para o seu cérebro reter novas informações.

O sono bem regulado também melhora nosso humor, o que pode levar a um melhor desempenho durante os estudos. Portanto, mantenha um horário regular pra dormir e para acordar cedo (mesmo nos fins de semana).

Seu corpo e sua mente irão agradecer depois!

4) Alimente-se de forma saudável

Uma alimentação saudável não apenas fará você se sentir melhor, mas também fornecerá ao seu cérebro os nutrientes de que ele precisa.

Evite alimentos processados ​​com muitos conservantes e ingredientes artificiais que podem deixar seu estômago inchado, causar desconfortos ou até mesmo uma queda de glicose ao final do dia.

Beba bastante água. Seu cérebro precisa de líquido, então tente beber oito copos de água por dia (ou mais se você mora em um clima quente).

5) Pausas

Faça pausas curtas durante longos períodos de estudo para se movimentar por cinco minutos de cada vez. Isso manterá o sangue fluindo por todo o corpo, te fornecendo mais energia.

Use um cronômetro ou alarme em seu telefone para limitar o tempo que você gasta estudando todos os dias.

Mude sua rotina de estudo de vez em quando para não ficar entediado, mas certifique-se de que as mudanças realmente o ajudarão a aprender melhor.

6) Evite distrações

As distrações são fáceis de encontrar quando se estuda. Procure um ambiente confortável, mais silencioso possível, desligue a TV, guarde o telefone e feche todas as janelas com sites ou apps que te distraem.

7) Prática e Foco no Conteúdo

Uma das maneiras mais eficazes de se preparar para os exames é praticando. Quanto mais você ler, questões você resolver e menos dúvidas tiver, mais bem preparado você estará quando chegar o dia do teste.

Faça exaustivamente o maior número de questões sobre o conteúdo em foco, até sentir segurança no domínio da resolução das questões envolvidas e a partir daí procure medir seu desempenho através de simulados específicos. Logo, você terá a confirmação se está apto ou ainda precisará melhorar. 

Lembre-se: “a repetição é a mãe da perfeição”!

8) Conheça a banca examinadora do Certame

É importante que você aproveite ao máximo todos os recursos de estudo, como livros ou questionários e tutoriais online. Porém é importante também conhecer a banca examinadora que irá aplicar as provas.

Você poderá acompanhar dicas e estratégias sobre a banca, fazer o download das provas anteriores e observar o estilo das questões abordadas. Isso poderá te ajudar em uma atualização útil sobre quais tópicos podem ser mais cobrados para você focar o aprendizado e até mesmo não ser pego de surpresa em um próximo teste.

9) Estude com ajuda especializada

Nessa jornada de estudos, sempre é bem-vindo o conhecimento especializado. Procure se possível matricular-se em cursos ou até mesmo contratar um serviço específico, como aulas de reforço, que atendam às suas necessidades. Atualmente, existe uma grande procura pelos cursinhos preparatórios que oferecem uma abordagem completa do conteúdo exigido e são acessíveis tanto na forma presencial ou online.  

10) Estabeleça Objetivos e Metas

Para alcançar o sucesso temos que buscá-lo de forma organizada e proativa. Trace um planejamento de suas ações através de um objetivo claro, estipulando metas precisas e acessíveis ao seu desempenho. Por exemplo, se seu objetivo é tornar-se um Servidor Público tenha como objetivo estudar até conseguir uma aprovação em um concurso. Logo, estabeleça suas metas através de um planejamento de marcos guiados por atividades diárias que num intervalo de tempo acessível seja cumprido, tornando assim suas metas alcançáveis.

E por fim, aplique essas 10 dicas em conjunto e não necessariamente de forma isolada. Se uma estratégia não estiver funcionando, não desista! Continue tentando até encontrar o que funciona melhor para você.

Lembre-se: suas atitudes determinarão o seu destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *