Leiturinha Infantil – 5 Motivos pra Incentivar seus Filhos a Ler

Não há nada mais importante do que ler para seu filho nos primeiros anos de vida. É o que os ajuda a aprender sobre o mundo ao seu redor, sobre a linguagem e sobre si mesmos.

A leitura também os ajuda a desenvolver habilidades de compreensão, pensamento criativo e habilidades de resolução de problemas que estabelecerão as bases para o resto de suas vidas.

Existem vários motivos pelos quais você deve instruir seus filhos a praticar a leitura com mais frequência, então vamos dar uma olhada em cinco dos melhores aqui!

Fonte: Pexels Internet
  • A leitura ajuda as crianças a desenvolver sua imaginação

Crianças que leem destacam-se melhor na escola – Estudos mostram que crianças que passam o tempo lendo em casa geralmente têm notas melhores do que aquelas que não o fazem. Na verdade, um estudo recente descobriu que aqueles que passavam 10 horas nos dias de semana com livros ou revistas obtiveram uma média de um terço a mais em testes de leitura do que aqueles que não o fizeram!

É um entretenimento educacional – À medida que o interesse das crianças por determinados assuntos cresce, elas podem procurar informações adicionais sobre eles, seja lendo textos informativos ou até mesmo experimentos científicos e mesmo assim, conseguem se divertir o tempo todo! Mesmo quando estão aprendendo algo completamente novo, conseguem aprender brincando.

  • A leitura ajuda a melhorar as habilidades de escrita das crianças

A leitura é uma ótima maneira de ajudar a melhorar as habilidades de escrita do seu filho. Ao expô-los a diferentes textos, eles são mais capazes de entender a estrutura das frases, a grafia das palavras (aprimora e amplia o vocabulário) e como transmitir uma mensagem de forma eficaz.

Isso pode ajudá-los a ter mais confiança em sua escrita, levando a melhores notas e melhores resultados em geral.

  • Expansão da capacidade cognitiva

Compreensão aprimorada – A leitura ajuda seus filhos a entender melhor os conceitos, o que facilitará a compreensão do que está sendo solicitado a eles ao escrever redações, relatórios ou a interpretar textos.

Imaginação – A leitura de livros ajuda a estimular uma imaginação criativa que pode ajudar seus filhos na hora de escrever histórias ou poemas.

Confiança – Ser capaz de ler materiais mais avançados dará a seus filhos confiança na escrita e permitirá que eles assumam tarefas mais complexas, na resolução de problemas.

Melhora a memória e a concentração das crianças – Memória e concentração são dois fatores-chave para o sucesso escolar. A leitura ajuda as crianças a desenvolver uma memória forte e habilidades cognitivas, permitindo que elas se lembrem e armazenem informações com mais facilidade. Isso permite que eles se concentrem melhor nas tarefas que são apresentadas na escola, aumentando seu desempenho acadêmico geral.

  • Desenvolver a empatia e ampliação da cultura

Um dos benefícios mais importantes da leitura é que ela ajuda a desenvolver empatia e compreensão pelos outros. Quando as crianças leem livros, elas exploram diferentes perspectivas e veem como os personagens interagem uns com os outros. Elas podem obter informações sobre os pensamentos, sentimentos e motivações de outras pessoas. A partir daí, podem compreender melhor como se sentem e reagem em determinadas situações e como podem responder de maneira gentil e empática.

Os livros também ajudam as crianças a aprender sobre diferentes culturas, línguas, costumes e crenças que não são familiares para elas e a partir daí obter uma melhor compreensão do mundo.  Ao aprender mais sobre diferentes culturas, as crianças podem desenvolver uma apreciação pela diversidade e respeito por todos os povos.

  • A leitura é uma ótima maneira de as crianças relaxarem e desestressarem

Quando se trata de ajudar seus filhos a relaxar e desestressar, a leitura é uma ótima opção. Não só oferece às crianças a oportunidade de explorar mundos diferentes, mas também as encoraja a usar sua imaginação.

A leitura dá às crianças a chance de escapar da realidade, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Isso permite que eles façam uma pausa em suas vidas cotidianas e experimentem algo novo. À medida que “viajam” pelas páginas do livro, eles “vivenciam” aquelas histórias, trazem para si os personagens e ali seu mundo passa a ser aquele, durante a prazerosa leitura.

conclusão

Ao incentivar seus filhos a ler, você está dando a eles as ferramentas de que precisam para serem bem-sucedidos. Isso os ajudará na comunicação verbal e escrita e pode até mesmo dar-lhes uma vantagem competitiva quando se trata de inscrições para faculdades ou entrevistas de emprego.

A leitura é uma habilidade valiosa que irá beneficiá-los ao longo de suas vidas, então comecem hoje mesmo e desejamos a todos ótimas leituras e um grande aprendizado.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *