Exame Nacional do Ensino Médio – Saiba mais sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje o principal instrumento de avaliação dos estudantes brasileiros que sonham em ingressar no ensino superior, na formação e na sua carreira profissional. É realizado em nível nacional e é considerado um evento-chave, que tem ajudado a manter altos níveis de oferta de educação pública de qualidade no Brasil ao longo de décadas.

Foi idealizado no ano de 1998, na gestão do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a simples finalidade de avaliar os estudantes oriundos de sua formação básica do ensino médio e promover melhorias em sua grade curricular.

O Enem é um exame padronizado utilizado para medir o desempenho acadêmico de estudantes brasileiros com o objetivo de identificar aqueles que estão aptos para o ingresso na faculdade. Tornou-se um momento decisivo na vida dos jovens estudantes, com mais de 9 milhões de adolescentes fazendo o exame a cada ano.

Fonte: Pexels Internet

O Enem e sua importância para os estudantes brasileiros

Com o passar dos anos, o Enem foi criando novos formatos e deixando de ser apenas um instrumento meramente avaliador. Substituiu o famoso e tradicional sistema de vestibular, onde a partir do ano 2004 tornou-se a fonte principal de acesso às vagas tanto nas universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como também nas universidades privadas por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Os candidatos através de uma pontuação obtida no Enem recebem uma classificação e de acordo com esses critérios os estudantes são aceitos nas universidades. Ao ingressarem tem a possibilidade de obter bolsas de estudos ou financiamentos estudantis (FIES).

Atualmente é considerado uma parte importante do sistema educacional brasileiro e tem sido usado como uma medida para o sucesso dos alunos desde a sua criação, contribuindo para a determinação do seu futuro.

Entenda o formato do teste

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é realizado em dois dias e administrado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituição responsável pela aplicação do Exame e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É projetado para medir o desempenho acadêmico dos alunos em uma variedade de disciplinas curriculares.

Para ir bem nas provas, é importante entender o formato do exame. Embora as seções de múltipla escolha sejam bastante diretas, a seção escrita é bem mais desafiadora.

O processo seletivo do Enem é dividido em duas partes: uma parte objetiva e uma parte escrita. A primeira, consiste em quatro seções de múltipla escolha, abrangendo linguagem e literatura, matemática, ciências naturais e ciências sociais. A parte escrita consiste em uma redação, onde o aluno analisa e descreve um determinado tema apresentando sua própria opinião de forma consistente e organizada.

É importante que os alunos se familiarizem com o formato do exame para maximizar suas chances de sucesso. Ao entender como o teste funciona e quais tipos de perguntas serão feitas, os alunos podem se preparar melhor para esta importante seleção.

Dica fundamental – Usar testes práticos

Fazer simulados é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se preparar para o Enem. Fazendo testes práticos, você pode se familiarizar com o formato e os tipos de perguntas que serão feitas. Você também pode ver em que área precisa se concentrar para melhorar.

Ao usar testes práticos, certifique-se de ter um cronômetro e os suprimentos necessários, como lápis e papel de rascunho. Além disso, tente replicar as condições do exame real o máximo possível. Isso significa que você deve fazer o teste prático em um local tranquilo, onde não seja perturbado, e fazer pausas quando necessário.

Anote quais perguntas foram difíceis para você e use essas informações para estudar mais. Além disso, observe as explicações das respostas de cada pergunta para entender as que estão corretas ou incorretas. Isso pode ajudá-lo a reconhecer padrões ou quaisquer erros comuns que você possa estar cometendo.

Pegue o máximo de informações que puder e use-as para estudar de maneira mais inteligente e eficaz!

Leia mais sobre métodos de estudo

Nova oportunidade e programação para 2023

Os estudantes que não realizaram as provas na primeira aplicação nos dias 13 e 20 de novembro de 2022, por motivos diversos como: estarem enfermos com doenças infectocontagiosas, vítimas de acidentes ou desastres naturais, problemas com os dispositivos eletrônicos fornecidos, pane elétrica, logística, entre outros, terão uma segunda chance para prestar o exame nas datas de 10 e 11 de janeiro de 2023, das 13:30h às 19:00h obedecendo ao horário de Brasília.

A diferença em relação a primeira aplicação será apenas referente aos dias, pois serão realizadas em dois dias consecutivos. O formato e o conteúdo serão os mesmos : 180 questões de múltipla escolha e uma redação com um tema proposto pelo examinador.

Segundo o Inep, o Enem 2023 será realizado nos dias 05 e 12 de novembro de 2023 e as inscrições serão abertas no período de 8 a 19 de maio. O resultado dessa primeira aplicação está marcado para ser divulgado em 16 de janeiro de 2024. Já a reaplicação das provas para aqueles que porventura forem impossibilitados de fazer o exame nas primeiras datas e pra aqueles que se configuram entre as Pessoas Privadas de Liberdade – Enem PPL, as provas estão marcadas para 12 e 13 de dezembro e as inscrições serão realizadas entre 09 a 27 de outubro de 2023.

Considerações finais

Você sabe que ser aprovado no Enem é essencial para ingressar nas melhores faculdades e universidades do Brasil. Fazer o Enem pode ser assustador, mas não precisa ser.

Nesta postagem do blog, fornecemos algumas dicas e estratégias úteis para ajudá-lo a compreender melhor o exame a fim de obter sucesso no mesmo e ingressar com êxito no ensino superior o qual foi contemplado, fazendo você seguir na busca e realização dos seus sonhos.

Boa sorte estudante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *